Administrador de Redes Linux

Objetivo

O Curso Administrador de Redes Linux foi projetado para ensinar a você, através de aulas práticas, exemplos e situações reais, como fazer instalação, configuração e administração de sistemas, redes e servidores em ambiente Linux.   Este curso de Linux é ideal para quem trabalha ou pretende trabalhar com redes ou para aqueles que gostariam ou precisam aprender a administrar redes com o sistema operacional Linux.   Neste curso Linux você vai aprender as tarefas essenciais de administração de sistemas Linux, Redes e Servidores que serão encontradas no ambiente de trabalho.

Pré-Requisito(s):

Ter conhecimento básico de informática: domínio de conceitos de informática; utilização e conhecimento da Internet; Ter noções de hardware e software; Ter conhecimentos em algum sistema operacional, como Windows, por exemplo; Desejável ser usuário de Desktop Linux; Desejável ter conhecimento de montagem e manutenção de computadores.

Carga Horária:

80 H

Investimento

Conteúdo

Módulo - Administração de Sistemas de Redes

-Introdução Curso Linux: instalação do linux, estrutura da MBR, sistemas de arquivos, FHS, virtual console, desligamento e reinicialização.
-Arquitetura de Sistema: alteração de runlevels, comunicando com o processo INIT, outras funções do INIT, arquivo /etc/inittab, o diretório /etc/rc.d, arquivos importantes, dispositivos de armazenamento.
-Comandos Básicos: trabalhando na linha de comando, linha de comando, shell, variáveis, comandos sequenciais, gerenciamento básico de arquivos, metacaracteres, streams de texto usando filtros.
-Streams, pipes e redirecionamentos:redirecionamentos, redirecionando a saída, redirecionando a entrada, pipes.
-Criação, Monitoramento e finalização de processos: modificação da prioridade de execução de processos.
Busca em arquivos texto com expressões regulares, edição de arquivos com o VI.
-Manipulação de disco: criação de partições e sistemas de arquivos, arquivo/etc/fstab.
-Links: criação e alteração de links físicos e simbólicos.
-Inicialização do Sistema: instalação e configuração do gestor de início, configuração do LILO, configuração do GRUB.
Manuais e Documentação
-Administração de usuários e grupos: arquivo /etc/passwd, arquivo /etc/shadow, arquivo /etc/group.
-Permissões: permissões especiais.
-ACL Posix: configurando ACLs, comandos chattr e lsattr.
Localização de Arquivos
-Shell Scripts: personalizando e trabalhando no ambiente shell, alterando variáveis, funções, configuração do bash, programando no Linux, Um Script simples, comentários, variáveis especiais, leitura de teclado e variáveis, estruturas de decisão if then else, comando exit, operadores de comparação, instrução case, instruções de repetição.
-Compactadores, Empacotadores e Backup: compactadores de arquivos, empacotamento, backup.
-Gerenciamento de Pacotes: gerenciamento de pacotes redhat, gerenciamento de pacotes debian, compilação de programas, gerenciamento de bibliotecas compartilhadas.
-Tarefas agendadas: gerenciamento de logs, Kernel
-TCP/IP: introdução, conceitos básicos, o protocolo IP, o Protocolo TCP, protocolos de rede, o endereço IP, classes de endereçamento IP, endereços de rede e broadcast, máscara de rede, sub-rede, endereços IP para redes privadas, o número de porta, roteamento.
-Configuração de rede: arquivos gerais, hostname, interface de rede, configuração das rotas, resolução de nomes, inetd, xinetd, utilitários de redes .
-SSH: instalação e configuração.

Módulo - Administração de Servidores e Firewall

LVM (Logical Volume Manager = Gerenciador de Volume Lógico)
RAID (Redundant Array of Independent Disks = Conjunto Redundante de Discos Independentes)
DNS: serviços de nomes, instalação do BIND, hierarquia DNS, hierarquia de consultas DNS, configurando o cliente DNS, zonas e domínios, servidores DNS (cache, primário, secundário), ferramentas de teste (nslookup, dig).
DHCP: protocolo DHCP, instalando o DHCP, configuração, gerenciando sub-redes, definindo endereçamento amarrando o MAC do host, analisando o dhcpd.releases..
NTP: instalação, configuração, ferramentas.
NFS: instalação, permissões, compartilhamentos NFS, montagem automática.
SAMBA4: o protocolo SMB, instalação, configuração, samba como PDC, utilitário testparm, instalação da ferramenta RSAT, compartilhamento e permissões.
FTP: o protocolo FTP, instalação, usuários anônimo, usuários do sistema, logs, cliente FTP.
HTTP: a world wide web, o Apache, instalação, publicação de uma home page, configuração do apache.
SMTP: servidor de mensagens, agentes de mensagens, instalação do servidor de e-mail, configuração, aliases.
PROXY: instalação do squid, configuração, caching, restrições de acesso (por redes, por sites, por termos), autenticação, proxy transparente, IP Masquerade, relatórios com SARG.
VPN – Virtual Private Network: segurança com VPN, arquiteturas de VPN.
Firewall com IPTABLES: tipos de firewall, utilização, encaminhamento de portas, IP Masquerade, exemplos práticos.